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Dr. Diana Gomes Ascenso †

Nachruf auf Dr. Diana Gomes Ascenso ​​​​​​​

 

Diana Gomes Ascenso estudou Filologia Românica e Literatura Comparada (Magister Artium) nas Universidades de Tübingen, Mainz, Coimbra e Montpellier.

Em dezembro de 2012, tornou-se membro do programa de Doutoramento "Literatura e Cultura Portuguesa", dirigido pela Professora Doutora Susanne Zepp na Freie Universität de Berlim. Este programa de Doutoramento é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Nesse contexto, escreveu a sua tese sobre a resistência poética durante o Estado Novo. A pesquisa apresentada concentra-se numa oposição feminina a este período e examina as complexas referências à realidade na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. O livro foi publicado pela editora De Gruyter em 2017.

Desde que completou os seus estudos de Doutoramento , trabalhou como pós-doutoranda no Instituto de Filologia Românica da Freie Universität de Berlim. Em 2016, foi bolsista de post doc da rede de pesquisa “Principles of Cultural Dynamics“, com um período de investigação na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. O seu atual projeto de pesquisa sobre a recepção e transformação da tradição épica na literatura brasileira e as literaturas da América Latina de língua espanhola foi financiado na Freie Universität de Berlim de 2016 a 2018 por uma bolsa de pesquisa de post doc da Fundação Fritz Thyssen.

 

 

Publicações

Monografias

Poetischer Widerstand im Estado Novo. Die Dichtung von Sophia de Mello Breyner Andresen. Berlin: De Gruyter, 2017 [Mimesis Bd. 66]. 253 Seiten

Artigos

In Vorbereitung: „Portugiesische Surrealismen: Mário Cesariny, Herberto Helder, Luiza Neto Jorge“ (Artikel im Sektionsband, Romanistentag Zürich 2017).

Salmos modernos do Brasil – As Preces Profanas de Marcos Iolovitch. In: Cadernos de Língua e Literatura Hebraica 12 (2015).

Resenhas

Im Druck: Martin Antonius Menze: Heliodors ‚klassische‘ Ekphrase. Die literarische Visualität der Aithiopika im Vergleich mit ihren Vorläufern bei Homer und Herodot sowie ihrer Rezeption bei Miguel de Cervantes. Orbis Antiquus 51, Münster: Aschendorff Verlag 2017. 360 Seiten. (Rezension im Romanistischen Jahrbuch)

Palestras

26.–27. April 2018: „Der Hafen von Sagres in der portugiesischen Lyrik und Essayistik“, im Rahmen des Workshops Verdichtung der Welt im Sprachraum des Hafens. Die kleinen Formen des Maritimen, Humboldt-Universität zu Berlin.

8.–12. Oktober 2017: „Portugiesische Surrealismen: Mário Cesariny, Herberto Helder, Luiza Neto Jorge“, im Rahmen des XXXV. Romanistentags in Zürich, Sektion 3 (Migration und Avantgarde: Paris 1917–1962).

6.–7. Juli 2017: „Poetischer Widerstand in der Dichtung von Sophia de Mello Breyner Andresen“, im Rahmen des Kolloquiums Sophia de Mello Breyner Andresen – Dichterin in der Welt zu Ehren von Prof. Dr. Anne Begenat-Neuschäfer, RWTH Aachen.

1. Juni 2017: „Brasilianische Transformationen homerischer Mythen im 20. Jahrhundert“, Lateinamerika-Institut der Freien Universität Berlin.

29. November 2016: „Avantgarde und Geschichte: Das ‚Teatro desagradável‘ von Nelson Rodrigues“, Romanisches Seminar der Universität zu Köln.

9.–10. November 2016: "Humanistic Tradition in the Poetry of Sophia de Mello Breyner Andresen“, im Rahmen der internationalen Tagung Portuguese Literature as World Literature in Berlin.

16.–19. September 2015: „Widerständige Dichtung: ,Catarina Eufémia' von Sophia de Mello Breyner Andresen", im Rahmen des 11. Deutschen Lusitanistentags in Aachen, Sektion 6.

5.–6. Mai 2014: "Salmos modernos do Brasil – As Preces Profanas de Marcos Iolovitch", im Rahmen der internationalen Tagung BrasilidadesJewish Belonging in Brazilian Literature in São Paulo.

11.–14. September 2013: „Geschichtsreflexion im Werk von Sophia de Mello Breyner Andresen“, im Rahmen des Nachwuchstreffens der Lusitanistik beim 10. Deutschen Lusitanistentag in Hamburg.

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